sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Sábado Letivo - 09-10-21 - O Romance contemporâneo brasileiro

 

Sábado Letivo Cultural 

 09 de outubro de 2021

Tema:  Tendências da literatura brasileira contemporânea


Para conhecer um pouco sobre a literatura contemporânea, leia o texto seguinte.

LITERATURA CONTEMPORÂNEA

Nas últimas décadas, a literatura contemporânea brasileira vivenciou um período de acentuado desenvolvimento tecnológico e industrial; entretanto, neste período ocorreram diversas crises no campo político e social.


Fonte: https://www.mundovestibular.com.br/articles/4452/1/literatura-contemporanea/

Os anos 60 (época do governo democrático populista de J.K.) foram repletos de uma verdadeira euforia política e econômica, com amplos reflexos culturais: Bossa Nova, Cinema Novo, teatro de Arena, as Vanguardas, e a Televisão.

A crise desencadeada pela renúncia do presidente Jânio Quadros e o golpe militar que derrubou João Goulart colocaram fim nessa euforia, estabelecendo um clima de censura e medo no país (promulgação do AI-5; fechamento do Congresso; jornais censurados, revistas, filmes, músicas; perseguição e exílio de intelectuais, artistas e políticos). A cultura precisou usar disfarces, ou recuar.

A conquista do tricampeonato mundial de futebol, em 1970, foi capitalizada pelo regime militar e uma onda de nacionalismo ufanista espalhou-se por todo o país, alienando as mentes e adormecendo a consciência da maioria da população por um bom período de tempo: "Brasil - ame-o ou deixe-o". A cultura marginalizou-se.

Em 1979, um dos primeiros atos do presidente Figueiredo foi sancionar a lei da anistia, permitindo a volta dos exilados. Esse ato presidencial fez o otimismo e esperança renascerem naqueles que discordavam da política praticada pelos militares daquele período.

Na década de 80 inicia-se uma mobilização popular pela volta das eleições diretas, que só veio a concretizar-se em 89, com a posse de Fernando Collor de Mello, cassado em 1991.

Em 1995, tivemos a eleição e posse do presidente Fernando Henrique Cardoso.


Fonte: https://www.mundovestibular.com.br/articles/4452/1/literatura-contemporanea/

O Romance

O romance ora segue as linhas tradicionais, aprofundando-se e enriquecendo-as com novos temas; ora inova, criando novas nuances de prosa.

Há diversos tipos de romance:

Romance regionalista

Seguindo um caminho tradicional, iniciado desde o Romantismo, uma safra de bons escritores continua a retratar o homem no ambiente das zonas rurais, com seus problemas geográficos e sociais. Ex.: Mário Palmério (Vila dos Confins, Chapadão do Bugre), José Cândido de Carvalho (O Coronel e o Lobisomem), Bernardo Élis (O tronco), Herberto Sales (Além dos Maribus), Antônio Callado (Quarup), entre outros.

Fonte: https://www.mundovestibular.com.br/articles/4452/1/literatura-contemporanea/


E é sobre a obra de José Cândido de Carvalho - O Coronel e o Lobisomem falaremos a seguir.

👇

Coronel e o Lobisomem, de José Cândido de Carvalho, destaca-se na literatura brasileira por sua originalidade, apresentando uma história cheia de superstições e crenças populares com críticas à estrutura social patriarcal e desigual do início do século XX. O romance também é uma das principais referências de obras modernistas que utilizam o regionalismo fantástico.

A linguagem e o estilo são outros fatores que fazem com que o livro seja de extrema importância para a literatura brasileira. No enredo, a linguagem é a principal arma do coronel, que não possui tanta coragem e utiliza suas palavras para contar seus feitos e espalhar seu nome. Além disso, é a própria linguagem, ou seja, sua história, que resta ao protagonista após seu declínio amoroso, econômico e social.

Os lados épico e lírico da obra são definidos pela linguagem, que mescla trechos pomposos e metáforas com humor e episódios cômicos. Os neologismos, as expressões populares e as marcas da oralidade também aparecem, como é típico dos livros modernistas.

Enfim, O Coronel e o Lobisomem, de José Cândido de Carvalho, é considerado único na literatura brasileira, chegando a ser comparado com trabalhos de grandes nomes internacionais do realismo fantástico, como Mario Vargas Llosa e Gabriel García Márquez.

https://canaldoensino.com.br/blog/o-coronel-e-o-lobisomem-de-jose-candido-de-carvalho

Conheça a adaptação feita para o cinema.

Assista ao filme👇


Depois de assistir ao filme, responda às questões que se encontram no formulário GOOGLE. Clique no link seguinte. 

👇

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfHUlI1xYdav19_eE4D5tUsInCdgTJ0sfkI6k714wjqPIfhCw/viewform?usp=sf_link

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividades plural dos substantivos e adjetivos compostos.

Indique o plural dos seguintes substantivos compostos: a) quarta-feira b) pôr do sol c) quebra-cabeça d) decreto-lei e) zum-zum f) grã-fino ...