📣Minicontos 🎃
📌Antes/Preparação Aula 1
1º passo👉 Antes de estudar a matéria, acesse o link seguinte para demonstrar seu conhecimento prévio a respeito do gênero textual que iremos estudar.
Clique aqui 👇
https://forms.gle/64jkMriSCCHQgP4e8
🎯Depois de responder o questionário vá para o segundo passo. 🚀
💬 Você sabe o que é um miniconto?
💭 Você acha possível escrever contos na internet, utilizando no máximo 280 caracteres?
💬 Você já leu algum conto pequeno, escrito em poucas palavras? Onde ele estava publicado?
💭 Em sua opinião, reflexões e sentimentos que podemos fazer ou ter durante uma leitura estão relacionados à extensão do texto? Para você, quais elementos de um texto provocam reflexão ?
Os textos que você vai ler são minicontos, textos breves, em que cada palavra é usada para compor uma narrativa de extrema concisão. Assim, nós leitores, somos desafiados a pensar e repensar seus sentimentos e usar a imaginação para "preencher o que falta" n narrativa.
Durante a leitura, procure descobrir o sentido das palavras desconhecidas pelo contexto em que elas aparecem. Se for preciso, consulte o dicionário.
Fonte: Português conexão e uso - 9º ano.
Aventura de Tiquinho
Tiquinho, uma formiguinha curiosa, encontrou um bolo delicioso. "Toc, toc, toc" - seu coração batia. "Crrrrrrch" - subiu ao bolo. "Zzzzzzzip" - deu a primeira mordida. "Ploft!" - um garfo caiu perto. "Trec, trec, trec" - fugiu veloz. Segura, valorizou seu lar e a aventura doce para contar.
Texto elaborado pelo autor.
________________________________________________________________________
2º passo 👉Após responder às questões anteriores, acesse o link seguinte para ler e conhecer alguns minicontos.
📚📙Livro de minicontos.👇
http://szn.ifsp.edu.br/portal2/arquivos/static/Coletnea_-Contos-Contados.pdf
📢🔊E agora que você já sabe um pouco sobre o miniconto, fale o que aprendeu. 📣
Como Escrever Minicontos, por Marcelo Spalding
💥Depois de assistir aos vídeos é hora de jogar. 💥
⏰⏳GAMIFICAÇÃO🎲🎯🎮
Clique no link para jogar.
👇
https://wordwall.net/pt/resource/39342811/miniconto
📊📉Conte-nos qual foi o resultado do jogo. Quantas questões acertou?
___________________________________________________________________________________
📌 Durante/fundamentação Aula 3e 4
Aula expositiva e atividades das páginas 50 e 51 vol. 2 - 7º ano sobre o miniconto.
📌 Durante/fundamentação Aula 5
Esta aula será dividida em duas partes.
1º Momento os alunos farão a gravação dos sons da escola espalhando os gravadores de áudio em vários ambientes da escola para coleta dos sons do ambiente. Os tabletes permanecerão nos pontos estratégicos por um período de tempo os três primeiros horários. Depois disso serão recolhidos. Poderá ser feita uma segunda gravação na aula seguinte nos horários em que não houve gravação como quarto e quinto horários e no início das aulas.
2º Momento os alunos deverão deverá assistir ao vídeo sobre Onomatopeia e em seguida jogar os jogos wordall para responder às questões.
Assista ao vídeo clicando no centro da imagem abaixo.
👇
💥Depois de assistir aos vídeos é hora de jogar. 💥
⏰⏳GAMIFICAÇÃO🎲🎯🎮
Clique no link para jogar.
👇
https://wordwall.net/pt/resource/16176467/onomatopeias
https://wordwall.net/pt/resource/24901309/onomatopeias
___________________________________________________________________________________
📌 Durante/fundamentação Aula 6
Aula expositiva.
📌 Durante/fundamentação Aula 7
Transcrição dos sons captados para a escrita criando uma lista de palavras onomatopeicas.
E produção do miniconto.
📌 Durante/fundamentação Aula 8
Leitura e correção do miniconto e reescrita.
https://padlet.com/marcosasilvalls/minicontos-onomatopeicos-hyibriqn1a8v40gz
Fonte: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/bitstream/1/4208/1/000211318.pdf
Fonte: https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20746/1/ClegianeSantosBezerraDantas_DISSERT.pdf
https://www.iel.unicamp.br/sites/default/files/iel/publicacoes/Minicontos2021.pdf
Fonte: Onomatopeia: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/173206
Nenhum comentário:
Postar um comentário