segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Produção de texto - Notícia

 Produção de texto - Notícia

Fonte: Imagem de kalhh por Pixabay

Atividade de produção de texto 2º ano do ensino médio. 

Produza sua notícia passo a passo.

     A proposta é que você produza, em dupla ou em trio uma notícia sobre algum fato que tenha ocorrido na escola ou que tenha envolvido pessoas ligadas a ela. Veja alguns temas possíveis:

 - um evento da escola, como uma palestra, feira de ciências, mostra de artes, etc;

- um problema ocorrido na escola ou nas imediações que tenha interferido na rotina da comunidade escolar;

- a participação de uma equipe da escola, aluno ou funcionário em uma com­petição esportiva;

- a participação de um aluno ou grupo de alunos em um evento cultural, como as Olimpíadas de Matemática e as de Língua Portuguesa;

- a participação de um professor ou funcionário da escola em alguma atividade ligada ao universo da educação.

 A notícia será afixada no mural da escola através de um QR code para que todos da comunidade tenham acesso aos fatos.

Fonte: Livro se liga na língua vol. 1

💥1º passo - Planejando a notícia

1- Definam o fato central da notícia e levantem as principais informações relativas a ele: O que aconteceu? Quando? Onde? Com quem? Como? Por quê? Quais foram as consequências?

2- Entrevistem pessoas que possam dar declarações acerca desse fato.

3- Obtenham uma ou duas fotografias que lhes permitam ilustrar a notícia, pedindo-as às pessoas envolvidas, produzindo suas próprias imagens ou buscando-as em arquivos disponíveis ao público, como sites de jornais que tenham noticiado o mesmo evento.

4- Definam a seção temática do jornal em que sua notícia será inserida (cotidiano, cultura, lazer, esporte, etc.). O leitor tem expectativas diferentes de abordagem e de uso de linguagem dependendo da seção em que o texto está inserido.


💥2º passo - Elaborando a notícia

1- Escrevam o lide, registrando os dados essenciais para a compreensão do fato. Um lide eficaz dá a sensação de que já estamos bem informados, mesmo que tenhamos lido um único parágrafo da notícia.

2- Formulem mais três ou quatro parágrafos, desenvolvendo os dados do lide, com informações que expliquem por que aquele fato ocorreu, como ele se deu e quais são as suas consequências.

3- Incluam uma ou duas declarações de pessoas envolvidas ou testemunhas. Alguns dados podem ser apresentados por meio dessas declarações; evite que elas sejam redundantes em relação ao que já está exposto.

4- Redijam agora o título, que deve ser curto, indicar o fato principal e despertar a curiosidade do leitor. Observem que os verbos normalmente são empregados no presente do indicativo. A inclusão da linha-fina é opcional, mas considerem que é cada vez mais frequente.

5- Por fim, insiram as imagens, com legendas.

 📌Observação: Nesse 2º passo, a escrita deverá ser feita em folha separada para entregar e em seguida ir para o passo seguinte.

 

💥3º passo – Avaliando a notícia

    A avaliação desta produção será feita por outro grupo, com o qual vocês trocarão o texto, tenham como parâ­metro o quadro de critérios a seguir. Ao terminar a etapa de avaliação, reescrevam o texto, no aplicativo Padlet para a exposição no mural da escola através do QR code.

Fonte: Livro se liga na língua vol. 1

Depois de avaliada chegou o momento de reescrever sua notícia. Utilize o link seguinte do Padlet.

👇

https://padlet.com/marcosasilvalls/produ-o-de-texto-not-cia-16l1jlg4k0hk9jlm


Fonte: Livro se liga na língua vol. 1 - atividade adaptada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividades plural dos substantivos e adjetivos compostos.

Indique o plural dos seguintes substantivos compostos: a) quarta-feira b) pôr do sol c) quebra-cabeça d) decreto-lei e) zum-zum f) grã-fino ...